segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

PT e o debate sobre alternativas de esquerda à crise:

Na integra em :http://nucleoptpuc-rio.blogspot.com/ confiram .

Anunciada há tempos, a crise da economia mundial , rapidamente espraiou-se pelos demais países desenvolvidos a partir do Centro Financeiro mundial. Originalmente localizada na esfera da especulação, a crise atingiu a economia real de todos os países capitalistas com graves repercussões sociais decorrem, a dispensa massiva de trabalhadores e o cancelamento de novos investimentos.

As iniciativas tópicas vão à direção do fortalecimento da intervenção do Estado para conjurar a crise. Essas medidas têm sofrido resistências por parte dos fundamentalistas do liberalismo econômico e aprofundam a crise político-ideológica que vem afetando a hegemonia conservadora que se afirmou no campo econômico e político nos últimos 25 anos. Tudo se passa como se houvesse caído "o muro de Berlim deles".

É hora de construir alternativas. Esse esforço é tarefa de toda a esquerda brasileira, a qual o PT deve convocar. E exige também uma articulação com as esquerdas em âmbito mundial, sobretudo no âmbito sul-americano.

O PT, os partidos de esquerda e os movimentos sociais vinculados aos trabalhadores devem aproveitar o ano de 2009 para desencadear um amplo e qualificado debate sobre a crise e, principalmente, sobre as alternativas.Propor, aos partidos e organizações do campo democrático e popular, a constituição de um foro permanente de debates sobre a crise, com a participação dos partidos de esquerda, centrais sindicais e de economistas do Governo, bem como de intelectuais de amplo espectro político-ideológico

O Calote Equatoriano

Veja artigo na integra em : http://nucleoptpuc-rio.blogspot.com/


A polêmica envolvendo a Odebrecht, os empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a atitude do governo equatoriano e a resposta do governo brasileiro, permite diferentes ângulos de abordagem.Todo apoio ao Governo e à auditoria da dívida externa do Equador contra uma empreiteira que construiu uma obra com imensos problemas. Mas é preciso agir de maneira a punir a empreiteira, não o BNDES.

Qual deve ser a atitude do Estado diante das empresas privadas que prestam serviços ao poder público? Como tratar empréstimos públicos internacionais, vinculados a empreendimentos privados? Qual a atitude diante da necessidade de auditar o endividamento interno e externo ocorrido nos países da região? Que tipo de relações deve prevalecer entre os governos progressistas e de esquerda existentes na América do Sul?

Acessem estes links :

Carta Maior: link: http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?alterarHomeAtual=1

Fundação Perseu Abramo : http://www.fpabramo.org.br/portal/

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

2010 e as especulações.

Consultem o blog e participem!Vamos dar vida ativa e divulgar nosso espaço.

Dilma 2010!
Em pesquisa especulativa sobre as disputas para 2010, o Datafolha ouviu 3.486 pessoas com 16 anos ou mais em 180 municípios do país. A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais.

No cenário com Serra como o nome do PSDB, o tucano subiu de 38% para 41%, enquanto Ciro caiu de 20% para 15%. Heloísa Helena manteve seus 14%, e Dilma subiu de 3% para 8%. Com o mineiro tucano Aécio Neves (17%), Ciro lidera (25%) e o tucano empata com Heloísa Helena (19%).

O deputado Ciro Gomes (PSB), caiu de cinco a seis pontosenquanto a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), subiu cinco pontos e varia hoje de 7% a 12%. A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) manteve-se estável.

E em breve metralhadoras contra DIILLLMMA.
Temos na verdade um ano para consolidar o seu nome.Mas desta vez concordo com as pesquisas.Vai ter de arranhar carisma e trabalhar sua 'popularidade tecnocrata' para crescer na disputa.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Dilma Rousseff 2010!

Na integra em :http://nucleoptpuc-rio.blogspot.com/

A aposta é transformar a atual chefe da Casa Civil em fiadora da estabilidade financeira do Brasil e nome mais bem preparado para dar continuidade ao processo de retomada do crescimento.

Dilma foi convidada a um encontro da CNB dia 7, para tentar tranqüilizar os militantes sobre eventuais efeitos da crise econômica no Brasil e para traçar um plano de ação que agregue partido e governo com vistas nos próximos dois anos. "Não há nenhuma resistência ao nome dela. Ela é uma pessoa apreciada e admirada por todos. Vamos trabalhar para que em 2010 nós tenhamos um candidato ou uma candidata, que pode ser a ministra Dilma, que dê continuidade ao desafio que Lula assumiu e venceu até agora", afirmou o deputado federal Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT.

Não obstante ela ja passa por sua temporada de ser caçada. Mas até agora, a direita e a linha dura das Forças Armadas não têm criado grandes problemas à ex-guerrilheira. Como pré-candidata, talvez a coisa mude. Sobretudo, se tiver como concorrente José Serra, um ex-presidente da UNE, e que sabe jogar um jogo político da pesada.

Fidelidade partidária: O PT corta na própria carne

Artigo na integra em : http://nucleoptpuc-rio.blogspot.com/

Cabe nossa militância lutar pela fidelidade ao Partido e nossa bancada por uma nova lei de fidelidade partidária , a qual desbancasse os partidos de alugueis e a pelegada interessada em dar vôos maiores por intermédio de estrategios como o troca e troca partidário!

Em um momento único da historia do PT em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atingiu um novo recorde na sua avaliação positiva e 70% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, o crescimento interno do Partido dos Trabalhadores está acelerado com filiações em massa em todo o Brasil.

Portanto é com exemplos práticos e cortando na própria carne, com a aplicação imparcial do Estatuto do PT é que sinalizamos aos novos filiados que somos o partido com a maior democracia interna deste país, mas que ao decidirmos nossa estratégia eleitoral, seja ela qual for, todos os companheiros devem seguir a orientação partidária, pois a democracia interna e o respeito às decisões partidárias são a base de sustentação do Partido dos Trabalhadores, pois um partido político deve ter comando e unidade, senão perde o sentido.

PT sempre 13!
Trabalho,Terra e Liberdade

Balanço 2008

DILMA 2010

balanço:
Como militante da Esquerda e filiado ao Partido dos Trabalhadores vejo com tristeza os resultados das eleições. Não há o que comemorar.Tampouco concordar com o “nosso mestre” , que anda falando bobagens no cenário nacional.Como comemorar ao fato de que nas disputas das eleições municipais o Governo não ter sido criticado?Ha um proble ma nisto ,maior que as melhorias e o efeito ‘ boom’ econômico tanto apregoado e que tem relativo sucesso em defesa do próprio governo e gestão. Há um esfacelamento do ponto de vista ideológico,por que ,ora, não há resultado imediato entre vinculação do Governo Federal aos seus do Partido e Aliados da Esquerda pela população,vide a vitória de Kassab em São Paulo. Cabe também a critica ao sacrifício que o Governo tem feito ao seu próprio partido em prol desta aliança com o PMDB.Perdeu-se Porto Alegre e Salvador, e inúmeras cidades em que o PT era visível e grande concorrente, tudo pela omissão e ‘estrategia’ do presidente aos seus aliados.

Para a esquerda segue a lição :O grande segredo para obter vitórias é colocar o trabalhador na rua e fazer grandes mobilizações. É preciso fazer trabalho de base, e lutar. Infelizmente, uma parte da esquerda fanfarrona, que até recentemente ficava rastejando atrás do Lula, transformou sua paixão ressentida em ódio e atualmente é incapaz de travar qualquer luta séria, além de campanhas eleitorais com resultados pífios por que mal versam a língua do povo.A esquerda cabe refletir sobre os grandes inimigos e a direção do PT e Lula cabe dissuadir –se da falácia de governabilidade para todos.Temos o risco da perda do dualismo Direita versus Esquerda, na qual a própria direita se fortalece e unifica, enquanto a esquerda se fragmenta, perde espaço e perde seu caráter ideológico e fim pratico..


PT sempre 13!
Trabalho,Terra e Liberdade

Lei de Combate a corrupção eleitoral

As eleições terminaram, mas a vida política continua.Não torne a politicalha um ciclo.Basta deste chavão. É preciso sobretudo repensar a política a medida que resultados absurdos de candidaturas que deveriam ter sido impedidas foram efetivas e muitos destes ganharam via pleito. Se você tanto critica, por que então não apenas descruzar os braços e participar?Uma forma de participação, bem simples , é de agora você entrar também na luta pela limpeza na política.

Repasse o abaixo-assinado pelo aperfeiçoamento da Lei 9840 (Lei de combate a corrupção eleitoral) que objetiva impedir que mandatários ou candidatos com ficha suja permaneçam ou ingressem na política. Entre no site www.lei9840.org.br, imprima o abaixo assinado, colete as e entre em contato indicados no site ,para recolherem essas fichas preenchidas.

Essa luta é de todos e todas que acreditam que a política, quando feita com ética e voltada para o Bem Comum, é uma das formas concretas de construir uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais igualitária.PT sempre 13!

Trabalho,Terra e Liberdade

Carta de Agradecimento a Colegas,Amigos e Companheiros em prol do Bem Comum

PT sempre 13!
Trabalho,Terra e Liberdade

Veja em :

http://nucleoptpuc-rio.blogspot.com/2008/12/carta-de-agradecimento-colegasamigos-e.html

Uma recusa ao artificialismo tão pujante no mundo moderno.Uma recusa ao que vivemos nesta sociedade sectarista e falsa- discriminatoriamente globalizante .Que prioriza o TER ao INDIVIDUO .E que inventa crises,possibilita avalanches através da especulação.
Vivemos um mundo em que a aparência, o que causa a primeira impressão é o que fica. As vezes algo exótico nos marca mais que aquilo que,aparentemente simplório, deixamos de perceber por que se trata de ‘apenas’ um ‘mero ‘ detalhe. E assim no dia- dia, nas relações pessoais e também na política. Vivemos um mundo de posições hierarquicamente definidas ou que assim se desejam definir seja no meio acadêmico, no espaço da opinião publica,do ciclo social, enfim , a sui generis.E estabelecem –se então regras, estereótipos e os lugares e não lugares de cada sujeito

Voltemos ao dia-dia: Não iremos mudar o mundo. Mas vamos permitir que o mundo nos mude? Fácil é abandonar o barco e idealizar uma ilha. Poderemos optar assim e eternamente nadar para morrer e distantes da praia.Vamos fazer como na parábola da formiga. No verão ou no inverno vamos juntos, por que assim somos fortes. "Tudo é política, mas a política não é tudo", já dizia o conhecido intelectual italiano Norberto Bobbio. Ou seja,nisto tudo há um componente cultural, civil, familiar e comunitário.Temos espaços para ocupar. E seja na Associação de Moradores perto de nossas casas, no sindicato de seu grupo de oficio ou Cooperativa ,nalgum Movimento Social Comunitário e ,ora, nos tantos espaços inimagináveis para se travar a boa luta. Pensem como anda o sistema de Transporte, de Habitação popular e educação nesta cidade e em nosso estado .Vamos discutir, vamos AGIR. Uma simples manifestação de opinião repercute e muito, o que não podemos fazer é nos omitir ! Eleições estão distantes .Escolhas já foram feitas. Cabe repensa-las.Questioná-las.Opormos-nos se preciso!

Não é o barulho dos maus que incomoda, e sim, o silencio dos bons que é um desperdício. Vamos todos ,pelo bem comum,por uma sociedade ,não meramente utópica, mas possível de ser mais justa e fraterna.E minha dita mesmo aos que também pela distancia ou outras impossibilidades não divulguei esta marcha.Mas agora o preâmbulo.Vamos a luta Vamos repensar nossas escolhas,a começar pela política.

Encerrando a politica em 2008

PT sempre 13!
Trabalho,Terra e Liberdade

Fim de ano vai chegando. E as ruas o burburinho das compras. O vai e vem, ilusoes, promessas para mais um ano .E no cotidiano as pessoas ludibriam-se em promessas de um novo mundo constante.O mercado a tudo reina e conquista, vende e pilha perante a massa famelica

Aqui resta me agradecer por uma serie de coisas,e não lamentar por outras tantas.Isto por que a mim o ano não terminou, começou, a muito,bem a época das eleições, para abrir uma serie de reflexões quanto a sociedade e nossos atos consuetudinários .Na TV anunciado o fantasma da crise, aviso de cortes orçamentários. Para tentar sair da crise, o capital não pensa duas vezes ao saquear os cofres públicos para salvar banqueiros e oligopólios; não vacilará um minuto em atacar ainda mais os salários, os direitos sociais e trabalhistas, além de diminuir a qualidade de serviços públicos; não tergiversará um só instante ao aprofundar a exploração e a barbárie, sem se importar com o agravamento da fome e da miséria; não titubeará em recorrer a mais guerras e agressões militares nem em recrudescer a criminalização e a repressão aos movimentos sociais e às organizações populares e revolucionárias.

Esta crise, apesar de seus elementos estruturais, não é necessariamente, por si só, a crise final do capitalismo, que não cairá de podre. Mas, dialeticamente, poderá criar as condições - com o provável acirramento da luta de classes em âmbito mundial – para colocar em relevo o protagonismo do proletariado e, a depender de certos fatores, influenciar positivamente a correlação de forças, abrindo possibilidades para o avanço da luta pela superação do capitalismo, na perspectiva do socialismo