terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Chefes de Estado discutiram crise com movimentos sociais no FSM

Fonte: Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br)

O FSM chegoa ao fim e os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e do Equador, Rafael Correa, foram as grandes atrações, em Belém, durante encontro com representantes dos movimentos sociais e sindicais, no Fórum Social Mundial, em Belém. Lugo e Correa cantaram músicas do cancioneiro latino-americano, arrancando aplausos da platéia. Também estavam presentes os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales

Os chefes de Estado debateram o tema Perspectivas da Integração Popular da América Latina com os movimentos sociais e sindicais. À noite, teriam um encontro também com a participação do presidente Lula. Da agenda do presidente brasileira consta, ainda, o painel América Latina e o Desafio da Crise Internacional.

Da reunião com os quatro chefes de Estado da América do Sul participaram movimentos sociais de todo o continente, que fazem parte da articulação Alba Movimientos, como Via Campesina, Jubileu Sul, ASC (Aliança Social Continental), Marcha Mundial das Mulheres, CTA (Central dos Trabalhadores Argentinos), CUT (Central Única dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), Alai, Caoi, Fecoc, Compa, dentre outras.

Os militantes fizeram discursos de protestos contra o pacto social, em defesa do emprego, salário e direitos. Afirmaram, ainda, que são os patrões que devem pagar pela crise financeira. Eles apresentam uma extensa plataforma de exigências aos patrões e aos governos, o que inclui, entre outras, estabilidade no emprego, suspensão das dívidas nos financiamentos habitacionais populares, estatização, sem indenização e sob controle dos trabalhadores, de todas as empresas que demitirem em massa. Direitores do Sindipetro-RJ também participaram do evento. A 9ª edição do Fórum Social Mundial começou oficialmente ontem (28) e vai até domingo.


PT sempre 13!
Trabalho,Terra e Liberdade

Sem comentários: