terça-feira, 19 de agosto de 2008

O PERFIL DE CANDIDATURA PELO PT

O referido modelo é breve ,simples,mas acrescentei alguns pontos para no futuro dispormos da mesma como carta de critérios para um apoio a cargos (s) de caráter sempre coerente ,ideológico e jamais meramente pragmático.
PERFIL DE CANDIDATURA A VEREADOR PELO PT

O núcleo S.Pedro do Canal do Anil do, Partido dos Trabalhadores, fruto do movimento popular, PVNC (Pré Vestibular para Negros e Carentes) considera que um candidato a mandato popular deve estar no mandato, sendo a sociedade legítima dona deste mandato, isto é ser o mandato.

Deste modo, se evita um apoio despolitizado, baseado em conhecimento ou afinidades pessoais, e que acaba não contribuindo para a construção do Núcleo e do próprio partido. Portanto, o debate se pautou por questões objetivas, com conteúdo ideológico, mas sem abrir mão da questão eleitoral também.

Para então que este mandato esteja realmente representando quem é o mandato, o candidato deve se compromoter a:

1- Reunir-se periodicamente (a ser definida em reunião) para que seja avaliada a representação;

2 - dar preferência, nos projetos apresentados, as comunidades populares;

3 - Levar a toda as instancias do partido a necessidade do retorno da força aos núcleos, de acordo com o documento feito por este núcleo de "Toda força aos Núcleos";

4 - na formação, e multiplicação, de novos militantes, inclusive estimulando- os, e motivado-os, a também serem candidatos. Para que isto aconteça não deverá se recandidatar para o mesmo mandato.

5 – estar inserido nos movimentos sociais; via teoria ,via práxis -ativismo real e não de modo meramente demagógico-pragmatico

6 - a formar uma candidatura com densidade eleitoral e que represente a reconstrução do PT na cidade do Rio de Janeiro;

7 - dialogar com a população local, politizando a eleição e agregando tanto os cidadãos organizados quanto os não-organizados;

8 - defender internamente: a democracia interna e a proporcionalidade das forças na composição política das instâncias e fóruns partidários; a separação irrevogável entre o partido e governo; transparência do financiamento de campanha.

9 - a um planejamento claro, visando um objetivo definido para o coletivo e o resultado na melhoria da qualidade de vida da população carioca nos aspectos culturais, sociais, ambientais e econômicos; Ou seja, é preciso consonância de um projeto claro, em sintonia com a campanha majoritária; mas sem deixar a premissa,cuja bandeira , a do núcleo,parte da Educação,assunto intrínseco ,isto por quê da realidade da área de atuação de inúmeros integrantes do núcleo

10 - a lutar pela criação de uma lei que obrigue o governo criar disciplinas que promovam a educação política, desenvolvimento da Cidadania e Direito Social, à exemplo das leis que deram origem as disciplinas de história indígena e história da África nas escolas, além de outras que se perderam no caminho, como por exemplo, a disciplina de Educação Musical.

11- Tenha capacidade de formular e discutir questões locais e gerais, combinando a atuação regional com a construção de uma nova concepção de cidade.

12- Tenha capacidade do candidato de dialogar com a população local, politizando a eleição e agregando tanto os cidadãos organizados quanto os não-organizados;e dada sua origem,seu ativismo,algo para além dos eleitores do Partido.

13- Que seja uma candidatura capaz de gerar ao longo da eleição um processo de debate político ,caráter combativo que ultrapasse o pleito em si e ajude a construir o partido localmente, independentemente da sua vitória;
14-Candidato com capacidade de dialogo com as demais correntes do partido e do Núcleo;com os diferentes segmentos religiosos e culturais ,com a vasta gama de opiniões,e com protagonismo à sua base,dada ao próprio histórico de atuação do referido Núcleo do PT em Jacarepaguá, Núcleo São Pedro e sua ligação a movimentos sociais no qual o Núcleo tem sua origem,talvez esta medida das poucas possíveis para evitar cisões como acontecem noutros Núcleos.




Sem comentários: