domingo, 2 de novembro de 2008

CARTA ABERTA AOS COMPANHEIROS(AS) DE SONHOS, LUTAS E CAMINHADAS!

CARTA ABERTA AOS COMPANHEIROS(AS) DE SONHOS, LUTAS E CAMINHADAS!


Documento enviado por Robson Leite, companheiro de luta.Professor ,militante,e um dos muitos candidatos a vereadores pelo PT. Particularmente um dos exemplos do campo da militancia de base.Segue breve relato da trajetoria na ultima campanha.

Queridos amigos, amigas e companheiros(as) de sonhos, lutas e caminhadas,o meu sentimento, nesse exato momento, é de profunda alegria. Construímos esta linda e vitoriosa campanha juntos. O esforço de cada um de vocês foi contagiante, empolgante e, ao mesmo tempo, lindo. Cada comício doméstico, cada panfletagem e cada atividade de campanha foram construídas por todos vocês. Eu apenas encarnei a figura de um projeto puramente coletivo e tendo o “Bem Comum” como horizonte a ser perseguido. Horizonte que me faz lembrar, nesse momento, de Eduardo Galeano. Ele conta uma história que narra a discussão entre um mestre e o seu discípulo onde esse questionava aquele acerca do motivo de continuar seguindo a sua utopia se ela era como o horizonte: a cada passo dado em direção a ela, afastava-se o mesmo número dele. Se dava dez passos em sua direção, a utopia fugia dez passos. Se fossem quinze, ela fugia quinze passos. Vinte, vinte passos mais longe ficava a utopia de seu alcance. Mergulhado em angústia e cansaço o jovem pergunta ao mestre: “mestre, para que serve a utopia se não a alcanço?”. E o mestre responde: “serve exatamente para isso. Para lhe fazer caminhar para frente”. Essa história resume bem o que foi a nossa luta. Saímos melhores do que entramos em nossa campanha. Mais conscientes da importância da política e da organização popular em nossas vidas. O patrimônio político conquistado nos 10.681 votos não é meu, mas de todos nós que lutamos, conforme dizia Olga Benário em seus últimos dias de vida, “pelo bom, pelo justo e pelo melhor dos mundos”.


Sei que muitos de vocês podem estar se questionando pelos 42 votos que nos distanciaram da Câmara Municipal. Eu prefiro pensar nos cem votos que nos afastaram da segunda suplência. Certamente, se algum de vocês não estivesse conosco nessa marcha, nós poderíamos ser o segundo e não o primeiro suplente. Sem vocês, literalmente, não iria dar!

Gostaria imensamente de parabenizar e agradecer pessoalmente a cada um dos 10.681 sonhadores(as) pela militância e pela confiança fundamentada na esperança de ter um mandato plenamente participativo na Câmara Municipal. Esse resultado nos obriga a fazer uma grande reflexão. A nossa campanha foi vitoriosa. É sempre bom lembrar que havia poucos recursos, mas uma vontade enorme de fazer política de forma coletiva e plural. Foi lindo e emocionante.

Construímos um patrimônio político que não é meu, mas nosso. Um patrimônio que nos coloca em condições de olharmos de cabeça erguida para os grandes figurões da política carioca. E dizer, em alto e bom som, que a nossa prática resgata valores esquecidos da política carioca. Valores de uma militância que quer participar ativamente da boa política. O nosso projeto é algo, hoje, respeitado dentro e fora do PT. E essa conquista precisa ser compartilhada e refletida por todos.


Muito obrigado, mais uma vez, pelo carinho, pela confiança e pela militância. Fizemos uma linda campanha e a participação de cada um de vocês foi decisiva.

Vamos juntos, sempre juntos. Sem vocês, literalmente, não iria dar!

Um forte abraço,
Robson Leite

Sem comentários: