quinta-feira, 26 de março de 2009

Plenária Nacional defende reestatização da Petrobrás e rechaça nova estatal do petróleo

PT sempre 13!
Trabalho,Terra e Liberdade

A greve dos petroleiros na visão de três diferentes partidos de esquerda

A greve dos petroleiros na visão do site do PSTU:

http://www.pstu. org.br/movimento _materia. asp?id=9926&ida=0 - "Petrobras não avança negociação e petroleiros ampliam a greve - Veja o quadro da greve neste terceiro dia"

http://www.pstu. org.br/movimento _materia. asp?id=9929&ida=0 - "Enquanto isso, lucros recordes na Petrobras"

A greve dos pet roleiros na visão do site do PCO:

http://www.pco. org.br/conoticia s/ler_materia. php?mat=13139 - "Petrobras - Petroleiros enfrentam direção e governo Lula e controlam produção em várias refinarias"

A greve dos petroleiros na visão do site do PT:

http://www.pt. org.br/portalpt/ index.php? option=com_ content&task=view&id=75081&Itemid=195 - "Petrobras tem capacidade de financiamento consistente, diz Gabrielli"

http://www.pt. org.br/portalpt/ index.php? option=com_ content&task=view&id=75120&Itemid=195 - "Petrobras vai investir US$ 174,4 billhões até 2013, anuncia Gabrielli"

Enquanto uns cobrem a greve dos petroleiros, outro omite por completo o movimento grevista e ficar a publicar "releases" "chapa-branca" emitidos pela área de comunicação da Petrobras.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias

A II Plenária Nacional da Campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso,no Rio, reuniu um amplo e diversificado leque de representações políticas. Na mesa de abertura, quatro centrais sindicais e a Via Campesina, juntas, demonstraram que a defesa do nosso petróleo e gás é uma das bandeiras de luta capaz de reunir os vários campos da esquerda e nacionalistas. Estavam presentes a CUT, Conlutas, Intersindical e CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Um dos pontos de consenso foi o entendimento de que a nova estatal do petróleo, que o governo estaria disposto a criar para administrar o pré-sal, seria uma forma de esvaziar a Petrobras, inclusive pondo em risco a capacidade nacional de desenvolver tecnologia de ponta. A Plenária, que reuniu mais de cem representantes de entidades nacionais e regionais, dentre sindicalistas, movimentos sociais e estudantis, partidos políticos e parlamentares, apóia a reestatização da Petrobrás e investimentos públicos na área social, com os recursos provenientes do petróleo, sobretudo do pré-sal. Também foi aprovado a ampliação do debate ambiental na campanha e o fortalecimento de matrizes energéticas limpas em substituição aos poluentes combustíveis fósseis, grandes colaboradores do aquecimento global.


Materiais unitários já têm data marcada


A plenária avançou em vários pontos. Em outros, a discussão ainda terá de ser amadurecida, na delicada tarefa de construir a unidade entre diferentes. Trata-se de um movimento nacional que se propõe a reproduzir o espírito da histórica campanha “O petróleo é nosso”, que resultou na criação da Petrobrás, em 1953, e no monopólio estatal do petróleo.

Já tem data marcada a cartilha que será distribuída aos comitês, escolas, universidades e demais formadores de opinião: estará impressa até o dia 2 de maio. A projeção é de um milhão de exemplares. Este também é o prazo de conclusão de um documentário, que terá em torno de 30 minutos, outro material a ser utilizado para que a campanha avance junto à sociedade.

Utilizar amplamente os meios de comunicação comunitários e alternativos; reproduzir e distribuir os materiais já existentes aos comitês já formados; solicitar aos partidos políticos que apóiam a campanha que disponibilizem seus tempos institucionais para divulgação; apresentar, já na próxima plenária, o roteiro para um livro com teses que respaldam a campanha em defesa do nosso petróleo e gás; fazer-se representar junto aos movimentos de massa, inserindo a campanha no calendário de lutas aprovado no Fórum Social Mundial; utilizar o espaço semanal reservado pelo Jornal Brasil de Fato para a campanha – estes foram alguns dos encaminhamentos aprovados e que serão desdobrados na reunião do comitê operativo nacional, no final de março. A III Plenária Nacional está marcada para maio.

www.apn.org.br

É permitida (e recomendável) a reprodução desta matéria, desde que citada a fonte.
*Vantagens: desnecessariedade de montar mais um corpo burocrático .Porem a viabilidade...

Sem comentários: