sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Repúdio a "Um post racista" de Danilo Gentili!

Negro é Raiz! Consciência e Orgulho Negro

"Um sorriso negro
Um abraço negro
Traz felicidade
Negro sem emprego
Fica sem sossêgo
O negro é a raiz da Liberdade!"

A Juventude Negra do PT, JN13, vem a público manifestar seu repúdio ao jornalista-“comedian te” Danilo Gentili, que no dia 27 de julho de 2009 fez uso de seu site para expressar opiniões equivocadas, preconceituosas e racistas sobre a luta do movimento negro brasileiro . O “comediante” em questão subscreve um texto de título “Um post racista” no qual compara os negros a macacos e nos chama de burros.

O movimento negro brasileiro tem uma história marcada por muitas lutas. A primeira luta pelo fim da escravidão, a luta pelo direito ao voto e a luta cotidiana pelo acesso à Educação de qualidade e a condições de vida digna e igualitária.

Não toleraremos retrocessos! Não toleraremos um discurso que se mascara de ambição filosófico-questiona dora, mas que nada mais faz do que explicitar o racismo impregnado na mente daquele que o escreve. Não toleraremos a impunidade daqueles e daquelas que se escondem atrás de discursos de pretensão liberalizante e falsos pressupostos igualitários para questionar as formulações e reflexões dos movimentos que defendem os interesses de mais de 50% dos brasileiros.

Temos orgulhos de ser negros e negras. Temos orgulho de nossas tranças, dos costumes de nossos ancestrais, dos nossos costumes!

O "comediante" em questão, antes de verbalizar qualquer posição sobre qualquer formulação de movimentos históricos deveria ler. A leitura e a pesquisa são condições primeiras daqueles que se pretendem questionadores, pensadores, reflexivos para não cair em conclusões superficiais, amadoras ou até mesmo, burras, já que ele tem o papel de formar opinião.

Passamos por um importante momento no país. Um momento de avanços na melhoria de vida do povo negro brasileiro com a conquista das cotas com recorte étnico-racial nas universidades, do sistema público de saúde estar capacitado sobre anemia falciforme, de programas para a juventude que refletem diretamente na vida de milhões de jovens negros, da criminalização do racismo, da criação de uma secretaria para tratar de políticas de promoção da igualdade racial de modo transversal, etc. E queremos mais avanços! Lutaremos pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial no congresso, estaremos presentes nas conferências de Segurança Pública defendendo o fim do genocídio da juventude negra (a mais afetada com a violência), de Educação por melhorias no ensino básico e pela inclusão do povo na universidade e de Comunicação defendendo as rádios comunitárias, democratização dos meios de comunicação, maior diversidade étnico-racial e cultural nos meios de comunicação, etc.

Estamos atentos e combateremos toda a expressão de preconceito que insiste em se perpetuar em nossa sociedade. Não só repudiamos como exigimos um pedido público de desculpas do repórter citado e que ele responda, nos termos da lei, por sua conduta racista!

A juventude que tem orgulho de ser negra segue sua intensa agenda de lutas e conquitas! Contra o racismo e toda forma de opressão! Por um Brasil mais justo, soberano e igualitário: Êa Juventude Negra!

Brasil, 06 de agosto de 2009.
Juventude Negra do PT - JN13

Juliana Borges

ParaTodos - Construindo um Novo Brasil
Diretora de Movimentos Sociais da UEE-SP
Coordenadora Municipal de Organização da JPT-SP/capital
JArt - Juventude Articulação Unidade na Luta

Sem comentários: